O uso de filmes é um recurso didático valioso para a aprendizagem e vem sendo amplamente utilizado em treinamentos, salas de aula. Entretanto, como qualquer outro recurso, é preciso saber utilizar, ter clareza do objetivo a ser alcançado e assegurar que enriquecerá o conteúdo a ser desenvolvido. É sempre bom aprender um pouco mais sobre o uso deste recurso. Quais os principais cuidados? Qual a melhor metodologia?
O
USO DE FILMES COMO RECURSO DIDÁTICO: PRINCIPAIS CUIDADOS
A
utilização de cenas ou de filmes inteiros (quando documentários ou de curta-metragem)
como apoio pedagógico tornou-se prática comum. Seu uso para fins educacionais
estimula os participantes de treinamentos com foco no desenvolvimento do
potencial humano, a pensar por si próprio, praticar o que aprende, analisar
conteúdos de contextos passados e refletir sobre seu próprio conteúdo atual.
Para
provocar, interpretar, fazer analogias, o uso deste rico recurso pode servir
para ilustrar, com exemplos práticos, aspectos conceituais que estão sendo ou
serão discutidos em diversas disciplinas, aprofundar a discussão de um tema
específico (conceitual, comportamental ou atitudinal) e complementar exercícios
estruturados em sala. Possibilita aos participantes uma linguagem metafórica
que provoca reflexão, associações e interpretações de maneira projetiva e
envolvente.
É
essencial que o professor, educador, facilitador, trabalhe com antecedência no
filme, adapte adequadamente o conteúdo das cenas aos objetivos que pretende
alcançar. Ou seja, a utilização despreparada deste recurso pode ser desastrosa,
portanto recomenda-se muito cuidado para o seu uso.
PLANEJAMENTO
·
Sua projeção é bastante simples, permitindo
explorar inúmeros temas e aspectos atitudinais por meio da visualização de
situações, fatos ou locais. Pode ser projetado em sala de qualquer tamanho,
desde que adequado a um monitor (TV) ou telão que consiga atingir a amplitude
do local onde a apresentação será realizada. Deve ser de curta duração ou
apresentado em partes.
CUIDADOS COM A PREPARAÇÃO:
- A
escolha do filme e a forma como irá explorá-lo, dependerá dos objetivos
que se pretende alcançar em relação ao conteúdo que será desenvolvido. Seu
objetivo é discutir é identificar características do comportamento
empreendedor? De um líder? Refletir sobre a importância dos sonhos na vida
de cada um? O impacto das mudanças na educação? Empregablidade? Aprender
mais sobre técnicas de negociação? Inovação e criatividade para
identificar oportunidades, resolver problemas? Correlacionar o tema do
filme com um estudo de caso? São inúmeras as possibilidades. Tenha clareza
do que quer obter e escolha o filme (cenas) mais apropriado ao tema que
deseja trabalhar.
·
Antes da
utilização do filme ou de cenas, assista-o na íntegra, com antecedência, selecione as cenas que pretende utilizar e analise
se irá atingir o objetivo a ser
alcançado.
- Filmes
com duração superior a 20 minutos podem ser muito cansativos e de pouco
proveito;
- Quando
usar apenas trechos de filmes, procure fazer uma boa edição (se for possível
editar);
- Não
é recomendável usar filmes após
almoço, pois favorece “cochilos”.
Escolha da metodologia que será utilizada para
exploração do filme.
São
inúmeras as possibilidades. Você poderá:
·
Solicitar
que cada um anote suas observações;
·
Sugerir a
construção de um painel com sentimento ou conclusões de cada participante (use
tarjetas);
·
Abrir
espaço para debate com perguntas previamente preparadas;
·
Dividir
em subgrupos para discussão, que pode ser livre, ou com perguntas preparadas
por você. A proposta de
trabalho em pequenos grupos faz com que os participantes troquem ideias entre
si, despertem uns nos outros a atenção quanto a aspectos que não foram
percebidos, discutam questões propostas por você, escrevam sobre o que viram e
compartilhem posteriormente com os demais colegas.
·
Independentemente
da metodoligia escolhida, você poderá ser supreendido com aspectos que o grupo
percebeu e que podem ter lhe escapado. A troca de diferentes percepções, a
sinergia grupal, abre novas possibilidades
que o indivíduo sozinho não seria capaz de alcançar.
·
Procure
criar um ambiente o mais parecido com a sala de um cinema, de tal forma que os participantes
possam se sentir transportados para lá. As cadeiras devem ser dispostas uma
atrás da outra (formato auditório). O formato em “U” é mais adequado
para discussão do filme, no momento da projeção é importante que o foco das
pessoas esteja na tela, e não nelas.
Cuidados
com os equipamentos que serão utilazados é fundamental para garantir uma projeção
com qualidade:
ü DVD:
cheque toda a aparelhagem antes, a fim de evitar surpresas indesejáveis;
ü Datashow,
telão e caixas de som: a atenção das pessoas precisa ficar no
filme e não na falta de qualidade da imagem ou do som;
ü Cheque o som, a forma de ligar, os controles, a qualidade
da imagem.
CUIDADOS COM A APRESENTAÇÃO
DAS CENAS
Este é
o momento de focar a atenção dos participantes em direção ao objetivo que você
pretende alcançar. Contextualizar o filme é necessário para a total compreensão
da(s) cena(s) e ajuda a gerar
curiosidade, interesse, expectativa, que colaboram com o processo de
aprendizagem.
É
fundamental que você oriente sobre os aspectos que devem ser observados (você
pode até entregar previamente uma ficha de observação com algumas questões norteadoras)
e informar que serão debatidos posteriormente. Informe o tempo de duração, peça
que assistam em silêncio e com muita atenção. Informe também que não assistirão
ao filme na íntegra, e sim algumas cenas que contribuirão para reflexões e
aprendizados.
APÓS A EXIBIÇÃO
Caso a
metodologia escolhida seja o trabalho em pequenos grupos, imediatamente após o
término do filme, faça a separação em subgrupos.
E se a
metodologia escolhida for o debate, solicite que coloquem as cadeiras em
formato “U”, para o início dos trabalhos.
Cheque com os participantes o que acharam do filme,
que sentimentos provocou. Alguns tendem a já exteriorizar suas impressões
racionais, técnicas, até para escapar da emoção que pode ter sido gerada com o
filme. Gentilmente, ouça cada um e procure checar: “E você gostou?”. Esta
pergunta permite que o participante faça contato com o que sentiu, e não apenas
com o que entendeu.
Faça perguntas sobre o filme, aspectos que lhes chamaram
a atenção, frases, passagens, que provocaram impacto emocional e estímulo
intelectual. Identifique as perguntas previamente, de forma que elas forneçam
um encadeamento lógico, mas, não engesse seu script; se a linha de raciocínio
dos participantes tomar outros rumos, apenas acompanhe, busque resgatar através
de novas perguntas, aspectos que tenham escapado do debate e que sejam
importantes para o enfoque que você pretende dar.
Trace paralelos entre a(s) cena(s) e a vida real,
fazendo com que os participantes percebam as semelhanças e/ ou diferenças entre
o que ocorreu na tela e o que ocorre no dia a dia. Faça perguntas que estimulem a reflexão
crítica da experiência vivenciada, analogias com a realidade das organizações.
Você
pode também permitir que os participantes exponham suas ideias e percepções
livremente, mas através de perguntas direcione o foco da aprendizagem para o
objetivo que quer alcançar.
NOTA:
Não constitui ofensa aos direitos autorais: I - A reprodução, em um só exemplar
de pequenos trechos, para uso privado do copista, desde que feita por este, sem
intuito de lucro.
BIBLIOGRAFIA
CATELLI, R. E. Cinema e Educação em John Grierson. Disponível em: http://www.mnemocine.com.br/aruanda/cineducemgrierson.htm.
Acesso em 07.04.2010
LUZ,
Márcia. Lições que a Vida Ensina e a Arte Encena –
3ª. Edição. 103 filmes para utilização
em treinamento de equipes e desenvolvimento pessoal. SP:
___________Outras Lições que a Vida Ensina e a Arte Encena - 106 filmes para treinamento e desenvolvimento. RJ: Editora Qualytmark, 2008.
___________Outras Lições que a Vida Ensina e a Arte Encena - 106 filmes para treinamento e desenvolvimento. RJ: Editora Qualytmark, 2008.
OLIVEIRA, Marco A. 15 Cenas de Filmes de Sucesso para
treinamento de Chefes e Colaboradores. SP: Editora Gente, 1997.
Nenhum comentário:
Postar um comentário