quarta-feira, 26 de agosto de 2015



O uso de filmes é um recurso didático valioso para a aprendizagem e vem sendo amplamente utilizado em treinamentos, salas de aula. Entretanto, como qualquer outro recurso, é preciso saber utilizar, ter clareza do objetivo a ser alcançado e assegurar que enriquecerá o conteúdo a ser desenvolvido. É sempre bom aprender um pouco mais sobre o uso deste recurso. Quais os principais cuidados? Qual a melhor metodologia? 


O USO DE FILMES COMO RECURSO DIDÁTICO: PRINCIPAIS CUIDADOS
  


A utilização de cenas ou de filmes inteiros (quando documentários ou de curta-metragem) como apoio pedagógico tornou-se prática comum. Seu uso para fins educacionais estimula os participantes de treinamentos com foco no desenvolvimento do potencial humano, a pensar por si próprio, praticar o que aprende, analisar conteúdos de contextos passados e refletir sobre seu próprio conteúdo atual.
Para provocar, interpretar, fazer analogias, o uso deste rico recurso pode servir para ilustrar, com exemplos práticos, aspectos conceituais que estão sendo ou serão discutidos em diversas disciplinas, aprofundar a discussão de um tema específico (conceitual, comportamental ou atitudinal) e complementar exercícios estruturados em sala. Possibilita aos participantes uma linguagem metafórica que provoca reflexão, associações e interpretações de maneira projetiva e envolvente.
É essencial que o professor, educador, facilitador, trabalhe com antecedência no filme, adapte adequadamente o conteúdo das cenas aos objetivos que pretende alcançar. Ou seja, a utilização despreparada deste recurso pode ser desastrosa, portanto recomenda-se muito cuidado para o seu uso.

PLANEJAMENTO
·          Sua projeção é bastante simples, permitindo explorar inúmeros temas e aspectos atitudinais por meio da visualização de situações, fatos ou locais. Pode ser projetado em sala de qualquer tamanho, desde que adequado a um monitor (TV) ou telão que consiga atingir a amplitude do local onde a apresentação será realizada. Deve ser de curta duração ou apresentado em partes.
CUIDADOS COM  A PREPARAÇÃO:
  • A escolha do filme e a forma como irá explorá-lo, dependerá dos objetivos que se pretende alcançar em relação ao conteúdo que será desenvolvido. Seu objetivo é discutir é identificar características do comportamento empreendedor? De um líder? Refletir sobre a importância dos sonhos na vida de cada um? O impacto das mudanças na educação? Empregablidade? Aprender mais sobre técnicas de negociação? Inovação e criatividade para identificar oportunidades, resolver problemas? Correlacionar o tema do filme com um estudo de caso? São inúmeras as possibilidades. Tenha clareza do que quer obter e escolha o filme (cenas) mais apropriado ao tema que deseja trabalhar.
·         Antes da utilização do filme ou de cenas, assista-o na íntegra,  com antecedência,  selecione as cenas que pretende utilizar e analise  se irá atingir o objetivo a ser alcançado.
  • Filmes com duração superior a 20 minutos podem ser muito cansativos e de pouco proveito;
  • Quando usar apenas trechos de filmes, procure fazer uma boa edição (se for possível editar);
  • Não é recomendável usar filmes  após almoço, pois favorece “cochilos”.
 Escolha da metodologia que será utilizada para exploração do filme.
 São inúmeras as possibilidades. Você poderá:
·         Solicitar que cada um anote suas observações;
·         Sugerir a construção de um painel com sentimento ou conclusões de cada participante (use tarjetas);
·         Abrir espaço para debate com perguntas previamente preparadas;
·         Dividir em subgrupos para discussão, que pode ser livre, ou com perguntas preparadas por você. A proposta de trabalho em pequenos grupos faz com que os participantes troquem ideias entre si, despertem uns nos outros a atenção quanto a aspectos que não foram percebidos, discutam questões propostas por você, escrevam sobre o que viram e compartilhem posteriormente com os demais colegas.
·         Independentemente da metodoligia escolhida, você poderá ser supreendido com aspectos que o grupo percebeu e que podem ter lhe escapado. A troca de diferentes percepções, a sinergia grupal,  abre novas possibilidades que o indivíduo sozinho não seria capaz de alcançar.
·         Procure criar um ambiente o mais parecido com a sala de um cinema, de tal forma que os participantes possam se sentir transportados para lá. As cadeiras devem ser dispostas uma atrás da outra (formato auditório). O formato em “U” é mais adequado para discussão do filme, no momento da projeção é importante que o foco das pessoas esteja na tela, e não nelas.

Cuidados com os equipamentos que serão utilazados é fundamental para garantir uma projeção com qualidade:
ü  DVD: cheque toda a aparelhagem antes, a fim de evitar surpresas indesejáveis;
ü  Datashow, telão e caixas de som: a atenção das pessoas precisa ficar no filme e não na falta de qualidade da imagem ou do som;
ü  Cheque o som, a forma de ligar, os controles, a qualidade da imagem.

CUIDADOS COM A APRESENTAÇÃO DAS CENAS
Este é o momento de focar a atenção dos participantes em direção ao objetivo que você pretende alcançar. Contextualizar o filme é necessário para a total compreensão da(s) cena(s) e  ajuda a gerar curiosidade, interesse, expectativa, que colaboram com o processo de aprendizagem.
É fundamental que você oriente sobre os aspectos que devem ser observados (você pode até entregar previamente uma ficha de observação com algumas questões norteadoras) e informar que serão debatidos posteriormente. Informe o tempo de duração, peça que assistam em silêncio e com muita atenção. Informe também que não assistirão ao filme na íntegra, e sim algumas cenas que contribuirão para reflexões e aprendizados.
APÓS A EXIBIÇÃO
Caso a metodologia escolhida seja o trabalho em pequenos grupos, imediatamente após o término do filme, faça a separação em subgrupos.
E se a metodologia escolhida for o debate, solicite que coloquem as cadeiras em formato “U”, para o início dos trabalhos.
Cheque com os participantes o que acharam do filme, que sentimentos provocou. Alguns tendem a já exteriorizar suas impressões racionais, técnicas, até para escapar da emoção que pode ter sido gerada com o filme. Gentilmente, ouça cada um e procure checar: “E você gostou?”. Esta pergunta permite que o participante faça contato com o que sentiu, e não apenas com o que entendeu.
Faça perguntas sobre o filme, aspectos que lhes chamaram a atenção, frases, passagens, que provocaram impacto emocional e estímulo intelectual. Identifique as perguntas previamente, de forma que elas forneçam um encadeamento lógico, mas, não engesse seu script; se a linha de raciocínio dos participantes tomar outros rumos, apenas acompanhe, busque resgatar através de novas perguntas, aspectos que tenham escapado do debate e que sejam importantes para o enfoque que você pretende dar.

Trace paralelos entre a(s) cena(s) e a vida real, fazendo com que os participantes percebam as semelhanças e/ ou diferenças entre o que ocorreu na tela e o que ocorre no dia a dia.  Faça perguntas que estimulem a reflexão crítica da experiência vivenciada, analogias com a realidade das organizações.

Você pode também permitir que os participantes exponham suas ideias e percepções livremente, mas através de perguntas direcione o foco da aprendizagem para o objetivo que quer alcançar.

NOTA: Não constitui ofensa aos direitos autorais: I - A reprodução, em um só exemplar de pequenos trechos, para uso privado do copista, desde que feita por este, sem intuito de lucro.






BIBLIOGRAFIA
CATELLI, R. E. Cinema e Educação em John Grierson. Disponível em: http://www.mnemocine.com.br/aruanda/cineducemgrierson.htm. Acesso em 07.04.2010
LUZ, Márcia.  Lições que a Vida Ensina e a Arte Encena – 3ª. Edição.  103 filmes para utilização em treinamento de equipes e desenvolvimento pessoal.  SP: Editora Alínea e Átomo, 2009.
 ___________Outras Lições que a Vida Ensina e a Arte Encena - 106 filmes para treinamento e desenvolvimento. RJ: Editora Qualytmark, 2008.

OLIVEIRA, Marco A. 15 Cenas de Filmes de Sucesso para treinamento de Chefes e Colaboradores. SP: Editora Gente, 1997.


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