terça-feira, 18 de agosto de 2015


MARABÁ – PA

 "Qualquer trabalho seria terrivelmente aborrecido se não jogássemos o jogo apaixonadamente."
Beauvoir, Simone de 

http://www.mppa.mp.br/upload/noticia/destaque_maraba.jpg

           
A ida para Marabá foi em um monomotor que desceu em duas cidades (Xinguara e Ourilândia). A cada descida e subida era um medo vencido. Que aviãozinho pequeno!
Pude ver, de dentro do avião, a  Usina Hidrelétrica de Tucuruí  que é uma central hidroelétrica no Rio Tocantins, no município de Tucuruí (a cerca de 300 km ao sul de Belém). Muito bonito. Lindo mesmo.

O Pará tem muitos rios.
O rio Guamá corta a cidade de Belém e faz parte da vida de sua população. Banha dezenas de pequenas ilhas, habitadas por nativos que mantêm várias olarias. Em Belém o nível das águas da orla chega a alcançar 3,80 m e 0,0 m, em março e setembro, durante as luas cheia e nova. 

A capital do Estado do Pará está situada em um dos braços do rio Amazonas. É banhada pelo rio Guamá ao sul e pela Baía do Guajará a oeste, a 160 quilômetros ao sul do Equador. 

O Amazonas é o maior rio do mundo em volume de água, com extensão total de 5.298 Km. Corta o Estado do Pará no sentido oeste-leste, e em sua foz está o maior arquipélago flúvio-marítimo do mundo, o Marajó, onde, ao norte ocorre o fenômeno da "pororoca", invasão de águas do oceano Atlântico no rio, formando grandes ondas destrutivas. 
Suas águas são barrentas e frias, alcançando a profundidade de 100metros. Sendo um rio de planície, é navegável em toda a sua extensão. 

É na Baía do Guajará onde Belém é mais bonita. A oeste da cidade, é a rigor um subestuário e recebe águas dos rios Guamá, Acará e Moju. Tem comunicação direta com a baía do Marajó e, pela proximidade ao oceano Atlântico, está sujeita a influências das marés oceânicas. Suas águas são barrentas, fortemente amareladas e salobras. 
Na Baía do Guajará há magníficas ilhas como as das Onças, Arapiranga e Periquitos, entre outras. É também onde se concentram os principais pontos turísticos de Belém, entre os quais o Ver-o-Peso, Complexo Feliz Lusitânia e Estação das Docas.

O treinamento foi tranquilo, participantes comprometidos, demonstraram grande vontade de aprender.

Cheguei em Belém no fim da tarde. No jantar, com i um peixe interessante e gostoso: corvina, que tem uma pedra branca no interior da cabeça. Eu trouxe duas comigo, de lembrança.
Próximo destino: Bragança.





Nenhum comentário:

Postar um comentário