sexta-feira, 4 de setembro de 2015


PARNAÍBA – PI (junho)    (2001) líder de vanguarda http://www.parnaiba.pi.gov.br/


"A coragem que vence o medo tem mais elementos de grandeza que aquela que o não tem. Uma começa interiormente; outra é puramente exterior. A última faz frente ao perigo; a primeira faz frente, antes e tudo, ao próprio temor dentro da sua alma".

Pessoa, Fernando
  
  



Parnaíba é um município brasileiro do estado do Piauí, possuindo uma população de mais de 150 mil habitantes, sendo o segundo mais populoso do estado, perdendo apenas para a capital Teresina. É um dos quatro municípios litorâneos do Piauí. Wikipédia

Destino: Piauí. Uma semana. E lá fui eu, carregando mala, vontade de ensinar e de aprender. Carregando também expectativas novas, para novos grupos e a saudade que se fez presente ainda no arrumar das malas. Meu primeiro treinamento foi em Parnaíba e fui de carro com o motorista da empresa.

Correu tudo bem. Comecei o treinamento um pouco insegura, achando que o grupo não estava gostando. Não sei bem o porquê. Acho que a minha insegurança é que me levava a ter essa percepção. Claro que controlei minha insegurança e não deixei que percebessem. Tem que ser assim, caso contrário as pessoas também se sentem inseguras e você perde a sua credibilidade.

A avaliação foi de muito bom para excelente. Fiquei contente. À noite fui a um concurso de quadrilha. Experimentei a culinária piauiense: Maria Isabel, arroz misturado com pequenos pedaços de carne de sol. Muitas barracas de comidas típicas, roupas bonitas, coloridas, tudo enfeitado, muita luz, música, calor, alegria, cores.

É uma festa muito bonita. Nunca tinha visto igual. Ocorre uma disputa acirrada entre grupos que vão danças a quadrilha. Puxa vida, como eles dançam. É quase 90 minutos, de muita “ginástica”, tem que ter preparo físico, se tem. Fica lotado. Tirei muitas fotos. É uma animação só. Depois fui na casa do Chiquinho (participante do curso), onde encontrei facilitadores do Empretec (curso oferecido pelo Sebrae). Era a comemoração de um aniversário. Quanta comida gostosa: creme de milho, galinha à cabidela, banana verde frita. Aiaiai, não tem como não engordar. Deixa para lá, depois corro atrás do prejuízo. Fico sempre devendo, mas vale a pena.
Foi muito bom conhecer novas pessoas, um pouco mais da cultura do lugar.

Fiquei no domingo, para conhecer o Delta do Parnaíba (O Delta está situado entre os estados brasileiros do Maranhão e do Piauí. O Delta abre-se em cinco braços, envolvendo 73 ilhas fluviais, sua paisagem exuberante, cheia de dunas, mangues e ilhas fluviais, garante o cenário paradisíaco dessa região do Maranhão e Piauí).
Liberei o motorista da empresa já na chegada, pois ele não tinha a obrigação de ficar dia a mais para que eu passeasse. Certíssimo.
Valeu a pena ter ficado. O passeio foi lindo, divertido. Fomos de barco. Funciona assim: paga-se um valor pelo passeio com direito a parada no Delta e degustação de caranguejos. Era uma turma divertida. Eu, como quase sempre, estava sozinha, mas logo me entrosei com as pessoas. O trajeto já valeu a pena: apreciamos a paisagem cercada pelos mangues, a população ribeirinha, e depois quando chegamos onde se formam as lagoas, o barco parou para descermos e aproveitar um pouco o lugar. Muito calor, dunas de areia muito altas.
Que paisagem!
Que cansa, cansa. Sol escaldante, sobe duna, desce duna e cai numa das lagoas refrescantes. Delícia. Dá vontade de ficar por ali mesmo. Mas a vida chama.

Quando voltamos para o barco, tinham mesinhas dentro do rio, com caranguejo para nós (incluso no passeio). Foi muito bom mesmo. Conversamos, rimos. Todo mundo feliz.

Aconteceu um fato muito engraçado: quando subimos no barco, logo na entrada, tinha uma mesa com uma bela porção de camarões fritos. Cada um que subia, comia um, dois, achando que o atendimento era mais do que bom. E então ficamos sabendo que na verdade aqueles camarões eram de uma família que tinha levado para o seu próprio consumo. Que coisa! Ainda bem que só ficamos sabendo depois. No final virou brincadeira, rimos muito, a família comeu o pouco que restou e sugerimos que para o próximo passeio comprassem mais. Quando estamos de bem com nós mesmos, com a vida, tudo fica leve e divertido.

À noite voltei para Teresina de ônibus. A viagem foi muito ruim. Um para-para sem fim e a estrada esburacada, péssima (marca registrada do Piauí, naquela época).

Curiosidade do Piauí: os meses mais quentes são conhecidos como B R OBRÓ, ou meses do BRÕ. São os meses que chove: setembro, outubro, novembro, dezembro.
Quando o tempo fecha para chover, eles dizem: “o tempo está ficando bonito”.
Banho e cama. Amanhã meu destino é Oeiras.




Nenhum comentário:

Postar um comentário