terça-feira, 22 de março de 2016

Curso Liderar: ROSANA (Primavera)  - http://www.skyscrapercity.com/showthread.
“O tempo é o que se faz, e mesmo o que faz com que tudo se faça.”
Henri Betgson (1859-1941), filósofo francês

  

 http://www.rosana.sp.gov.br/galeria/albums/userpics/10001/19.jpg




Saímos de madrugada. Eu e o Cory (responsável pelo programa DELIS em Rosana). Estava cansada depois de 3 dias de trabalho em Sandovalina. Chegaria em Rosana quase em cima da hora para iniciar o curso. Seria o tempo de trocar de roupa. A viagem foi tranquila, o papão bom. Cory foi me contando um pouco da cidade, do seu trabalho, das pessoas.
Vamos entender por que Rosana – Primavera:
Rosana é limitada ao norte pelo Rio Paraná, ao sul pelo Rio Paranapanema, a leste pelo córrego de Guaná e Ribeirão Grande e a oeste pela confluência dos rios Paraná e Paranapanema, ponto de grande atração turística do município. A cidade possui duas usinas hidrelétricas, que movimentam a economia local: a usina de Rosana, em funcionamento e a de Primavera, que funciona desde 2006, com Eclusa que possibilita o transporte fluvial e futuramente ligará o município ao MERCOSUL. Desde agosto de 2003, Rosana conta com um Campus experimental da UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), onde foi implantando o antigo curso de Turismo com Ênfase em Meio Ambiente, atualmente chamado apenas por Turismo.

Balneário de Rosana]

Há um balneário localizado nas margens do Rio Paraná, inaugurado em março de 1998, o balneário é importante área de lazer e diversão. Oferece lanchonetes e barcos para passeio.

Porto Primavera

 
A Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta, também chamada de Usina Hidrelétrica Porto Primavera, pertencente ao município de Rosana, próxima à divisa com Mato Grosso do Sul e Paraná, possui aproximadamente 10 000 habitantes. O distrito foi planejado e construído pela Cesp (Companhia Energética de São Paulo) para alojar os trabalhadores da construção da Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta (Porto Primavera) uma das maiores do estado e a maior em extensão do país. Primavera tornou-se distrito de Rosana, conforme Lei Municipal n.º 215/94 de 8 de abril de 1994, e dista da sede aproximadamente 12 km. Nas eleições de 2016, será realizado um plebiscito para a criação do distrito.

O distrito de Primavera foi todo planejado e achei tudo muito lindo, arrumado. Mais tarde ao ter contato com os participantes soube da rivalidade” política muito forte entre distrito e cidade. Muita corrupção, brigas. Que pena!
Os rios eram lindos e tive oportunidade de conhecer as usinas. Foi um passeio fantástico. Delícia foi o pintado na brasa que tive a oportunidade de saborear às margens do rio. Bom, bom demais.
O grupo era bem grande e muito participativo. Muito heterogêneo, com pessoas de assentamentos, sindicato, professores.
Alguns fatos interessantes:
  • um dos participantes, no último dia do urso, me deu de presente um cesto de bambu feito por ele. Era bonito, bem grande e dentro continha mais presentes de outros participantes: panos de prato, imãs de geladeira (que tenho até hoje), aventais, doces.
  • O marido de uma das participantes quis me dar um mamão de 5kg – que disse, era o primeiro que colhia daquele tamanho. Ele não participava do curso, mas sua mulher estava gostando tanto que ele quis me agradecer. Fiquei comovida, mas como levar um mamão de 5kg para outra cidade, de ônibus? Ai, meu Deus, que situação! Muito delicadamente, com todo o cuidado que pude ter, expliquei a situação, disse o quanto me sentia emocionada e agradecida e que infelizmente não podia levá-lo comigo. Acho que entendeu. Espero. As pessoas mexem com meu coração. Pobre dele.
  • Tem muito macaco por lá e eles invadem as casas para pegar comida.
Foi um belo trabalho. Adorei conhecer um pouco de Rosana e Primavera e das pessoas. Aprendi muito com cada uma delas e agora, enquanto escrevo, “vejo” algumas delas. Saudades!



Nenhum comentário:

Postar um comentário